PLANEJANDO UM STAND: O PASSO A PASSO COMPLETO
top of page
  • Foto do escritorConecta Cenografia

PLANEJANDO UM STAND: O PASSO A PASSO COMPLETO

Está planejando o seu stand? Confira abaixo o passo a passo que irá te ajudar nessa tarefa.


Planejar um stand é muito mais do que montar um briefing e escolher os seus fornecedores.


Existem outras tarefas durante esse procedimento.


Montamos um passo a passo que irá te ajudar nessa missão. Mesmo que você já conheça alguns processos, a lista pode conter algo que irá fazer a diferença no seu planejamento.


Vamos conferir?

Pesquisa de feiras


Antes de começar a pensar no seu stand, é importante pesquisar e definir quais feiras são relevantes para a sua empresa participar.


Alguns fatores para levar em consideração são:

  • Quais feiras meus principais concorrentes participam?

  • Quais as feiras mais conhecidas do meu setor?

  • Quais as feiras que o meu público alvo frequenta?


Com essas informações, o processo de planejamento será mais assertivo.


Escolha de feira(s)


Com a pesquisa feita, chega a hora de escolher qual feira participar.


Entrar em uma feira não é um investimento tão baixo. Para que a sua participação não seja em vão, tenha em mente qual é o seu principal objetivo.


Reflita sobre a seguinte pergunta: “qual é o principal motivo da minha empresa participar de uma feira? ”.


Por exemplo, se seu objetivo for se tornar mais conhecido em território nacional, você pode investir em feiras em diferentes estados.


Escolha da área do stand


A escolha do seu espaço é um passo muito importante. Seu stand será a sua vitrine, a sua maneira de chamar atenção dos visitantes.


Lembre-se de levar em consideração os corredores mais visitados, o fluxo de visitantes... enfim, cada detalhe irá fazer a diferença na sua escolha.


Independentemente do valor que será investido, procure um espaço que seja funcional para os seus objetivos.


Reunião da equipe


Antes de montar um briefing, é legal que a equipe responsável pelo stand se reúna para apresentar suas ideias, fazer um brainstorm.


Algumas coisas que devem ser consideradas para esse processo são:

  • Metragem

  • O que não pode faltar

  • O que seria interessante, mas não obrigatório

  • Budget


Dessa maneira, é possível organizar todas as sugestões apresentadas e verificar o que pode ser realmente usado para o próximo passo.


Briefing


Um briefing é onde você dá informações concisas e objetivas sobre a tarefa a ser executada. Por isso, ele deve ser preparado com uma atenção especial.


Para ser enviado a um fornecedor de arquitetura promocional, o briefing deve conter informações como:

  • Qual a metragem e a posição do stand?

  • Qual o tipo do stand (padronizado, misto ou construído) ?

  • O piso será elevado?

  • Qual mobiliário deverá ser colocado?

  • É preciso construir salas fechadas (Ex: salas de reunião) ?

  • Como você pretende expor seu produto?

  • Qual o budget definido?


Procure ser o mais objetivo possível. Uma dica para tornar esse processo mais simples é, além de enviar o briefing, conversar com o seu fornecedor, para que ele entenda realmente o que você quer.


Caso você abra concorrência entre montadoras, envie o seu briefing para àquelas que condizem com o seu modelo de empresa. Escolha entrar em contato com as montadoras em que você mais se identificou.


Escolha de fornecedores


A escolha de fornecedores, caso você ainda tenha se fidelizado com nenhum, é um passo que precisa ser feito com muita atenção.


Além de aprovar o projeto, tente buscar informações, conversar com clientes e visitar a empresa que você pretende contratar. Reúna informações úteis que irão te ajudar nessa decisão.


Às vezes você se apaixona por um projeto, porém a empresa não tem uma boa fama. Será que vale a pena dar uma chance ou optar por outros fornecedores?


Cadastro no site da feira


Esse passo geralmente é muito esquecido.


Ao aprovar o projeto do seu stand e escolher seu fornecedor, você deve cadastrar as informações no site da feira. E atenção! Geralmente tem uma data limite para esse cadastramento, e uma multa para quem exceder o prazo.


Agora você já sabe tudo sobre o planejamento de um stand, e quais pontos devem ser melhorados. Entender todos os assuntos desse passo a passo irá fazer a diferença na próxima vez que você precisar planejar o seu evento.


Bons negócios e sucesso!

bottom of page