• Conecta Cenografia

Descubra o que é decoração industrial

O estilo industrial vem ganhando cada vez mais espaço, com elementos que rementem a antigas fábricas e galpões. Saiba mais sobre esse estilo de decoração neste post!


Originada nas antigas fábricas e galpões abandonados após a crise de 1920 nos Estados Unidos, a decoração industrial ganhou destaque pelo mundo todo, sendo usada em comércios, escritórios e, até mesmo, lares.


Os elementos mais marcantes da decoração industrial são os materiais brutos e aparentes, como o tijolo, cimento e tubulações de ferro e cobre.

Em geral, os espaços são integrados, sem barreiras visuais ou paredes. No entanto, não pense que a rudeza dos acabamentos e revestimentos desse estilo constituem um ambiente mal acabado. O objetivo da decoração industrial é criar ambientes bonitos e elegantes no final.


Como ter uma decoração industrial?

Agora que você já conhece um pouco das características da decoração industrial, veja como aplica-la!


Revestimentos


Para reproduzir o estilo industrial na sua casa ou no seu negócio, aposte em revestimentos que remetam aos tijolos. Podem ser os originais descascados, cimentícios com aparência de tijolo e mesmo papel de parede.


Além disso, você também pode dar um novo fim a materiais e revestimentos usados, como madeira de demolição, usar tubulações metálicas e tomadas por fora das paredes, trilhos com luminárias e lâmpadas distribuídos pelo espaço.


Aproveite também para deixar vigas e colunas em concreto visíveis, e utilizar o cimento queimado nos pisos e paredes. A ideia é deixar os elementos construtivos aparentes.




Móveis industriais


Como você já pode perceber, os acabamentos devem ter aspecto de inacabados ou desgastados na decoração industrial.


Sendo assim, um móvel revestido com couro envelhecido e texturas com aspecto manchado, por exemplo, são perfeitos em um ambiente nesse estilo.


No entanto, na hora de decorar o local com móveis e objetos, crie um contraponto para não deixar os ambientes brutos demais. Procure apostar em peças confortáveis e acolhedoras para quebrar o estilo bruto e deixar os espaços mais convidativos.



Objetos decorativos


Muito cuidado para não exagerar na hora de usar objetivos de decoração, pois os espaços amplos característicos da decoração industrial não devem ser preenchidos com tanta informação.


Afinal, os espaços vazios são fundamentais para chamar atenção para os elementos arquitetônicos do estilo.


Você pode usar tapetes neutros e quadros ou vasos grandes apoiados sobre o chão, mas sempre em pouca quantidade. Uma parede cheia de pequenos quadros foge completamente da decoração industrial, por exemplo.


Com relação às cores, o branco, cinza, preto e neutros predominam.




E então, que tal apostar na decoração industrial?


Para saber mais sobre decoração, arquitetura e design, continue acompanhando o nosso blog!

NOS ACOMPANHE:

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Facebook
  • YouTube

Rua Braílio Machado, 533 - Centro,  São Bernardo do Campo - SP - 09715-140

CNPJ: 11.193.795/0001-18